| Home | Fórum de Cultura | Reivindicações da Cultura |

       
Reivindicações da cultura  

Histórico dos grupos

Kizomba - Festa da Raça

A palavra kizomba vem do tronco linguístico bantu, da língua do kimbundo que significa festa/raça.
Ao povo banto, devemos muito do que somos e do que sabemos. A diáspora africana criou no Brasil um universo banto e nos legou a uma herança rica, presente em do nosso samba, nossa capoeira, nossos reisados e congadas, marcando assim o nosso modo de vida.

Na cidade de Diadema, há uma cultura riquíssima na sua constituição, por múltiplas expressões e origens sejam regionais, sejam étnicas, dentre as quais se destaca a presença da comunidade negra e dos descendentes afro-brasileiros nas várias manifestações como: o samba, a capoeira, o maculelê, o candomblé, o afoxé, a dança afro, o hip hop entre outros.

O trabalho de valorização da cultura negra/afro é realizado pelos Movimentos Negro organizado na cidade: a Comunidade Negra do Campanário, Movimento Negro Raízes da África, Agentes de Pastoral Negro, Movimento e Coletivo do Hip Hop, Zulu Nation Brasil, Grupos de Capoeira, Mulheres do Eldorado, Bloco Afoxé Axé Odara, Coletivo DiadeNega, União dos Artistas Negros da Cidade, UESDA-União das Escolas de Samba de Diadema, Casas de Umbanda e Candomblé, Fucabrad – Federação de Umbanda e Cultos Afro Brasileiros de Diadema.

Em 2001, é batizado oficialmente o Projeto “Kizomba-Festa da Raça”, no mês de novembro em comemoração ao Mês da Consciência Negra toda programação cultural da cidade é voltada para valorização da cultura negra/afro, na preservação das tradições e os direitos da população negra.

Ações essas voltadas para palestras, work shop, debates, oficinas, dança, teatro, música, seminários entre outras.
A Kizomba- Festa da Raça na cidade de Diadema em 2013 passou a ser organizada e coordenada pelo Fórum de Promoção da Igualdade Racial “Benedita da Silva” que contribui no fortalecimento das entidades e associações que há mais de vinte anos vêm se reunindo e discutindo políticas de ações afirmativas e marcando um posicionamento na erradicação de toda qualquer forma de racismo e de preconceito na cidade em parceria com CREPPIR- Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Diadema. 

 
O Projeto Kizomba- Festa da Raça é amparada pela lei de nº 2810/08 de autoria do vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, que instituiu oficialmente a comemoração anual do mês da consciência negra.

 

Apresentação  
  Introdução  
  Texto Dalila Teles Veras  
Temáticas  
  Prestação de Contas  
  Equipamentos Públicos  
  Políticas Públicas  
  Gestão  
Histórico dos Grupos  
  Coletivo Hip Hop  
  Coletivo DiadeNega  
  MAP - Museu de Arte Popular de Diadema  
  Kizomba - Festa da Raça  
  Macacagueto  
  Samba  
Matérias  
  Prefeitura de Diadema 'esconde' museu e artistas fazem protestos (ABCDmaior 26/27-05-15)  
  Fórum Municipal de Cultura Acumula saldo de 90 mil (Diário regional 14-07-15)  
  Divergências marcam audiência Pública de cultura em Diadema (Diário regional 15-07-15)  
  Movimentos Culturais cobram secretário em Diadema (ABCDmaior 16-07-15)  
Vídeos  
  Tribunas Livres (06-2015)  
  Audiência Pública (14-07-15)  
Cartas  
  Júlio Tavares (15-07-2015)  
  José Aparecido Krichinak (15-07-2015)  
  José Aparecido Krichinak (29-09-2015)  
  Rafael Marques(27-09-2015)