| Home | Fórum de Cultura | Reivindicações da Cultura |

       
Reivindicações da cultura  

Introdução

Documentação com as proposições principais para audiência pública de cultura

A Audiência Pública, realizadas em 14 de julho de 2015, na câmara Municipal de diadema objetivou o entendimento, a discussão e a avaliação das ações de políticas públicas de cultura em nossa cidade, assim como a compreensão dos encaminhamentos que estão sendo feitos para a implementação e o aperfeiçoamento das ações  de governo, também o entendimento e a compreensão de como as mesmas se conformam com as decisões da última Conferência Municipal de Cultura, bem como em face ao Plano Nacional de Cultura visando a preservação e a melhoria dos espaços e das políticas culturais.


O universo cultural de Diadema é rico em sua diversidade. Existem inúmeras ações, em diversos segmentos da cultura que acontecem, muitas vezes, de forma isolada e distante do público. O poder público, por sua vez, em sua essência, é polo gerador de oportunidades e iniciativas na área de cultura, devendo garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais, o acesso às fontes e aos equipamentos culturais, assim como o apoio, o incentivo e a difusão das manifestações culturais artísticas, na forma do Artigo 244 da Lei orgânica.


Assim, a realização da Audiência Pública visou oportunizar a sociedade civil a apresentação  de suas ações culturais, inclusive, as realizadas de forma independente, hoje distantes das políticas públicas. Outro momento importante da Audiência Pública foi o de apontar caminhos a serem trilhados no próximo período, identificando as ações prioritárias e integrativas da cultura, no que se refere à preservação e a melhoria dos espaços e das políticas culturais, em suas várias esferas governamentais.

A partir das discussões anteriores à audiência, o Fórum de cultura realizou o  presente documento tendo como principais objetivos:

A) O relato sistemático das ações pertinentes da cultura que não vem sendo contempladas;

b) O questionamento destas ações enquanto políticas públicas baseadas, baseadas municipais que não vêm sendo contempladas.

c) Proposições relacionadas às questões mencionadas acima tendo como característica principal para esta audiência a construção de um diálogo entre poder público e sociedade civil.

A estrutura referente às proposições deste documento foi dividida em quatro temáticas principais: 1) Prestação de Contas, 2) Equipamentos Públicos, 3) Políticas Públicas e 4) Gestão, a serem descritas a seguir.

Apresentação  
  Introdução  
  Texto Dalila Teles Veras  
Temáticas  
  Prestação de Contas  
  Equipamentos Públicos  
  Políticas Públicas  
  Gestão  
Histórico dos Grupos  
  Coletivo Hip Hop  
  Coletivo DiadeNega  
  MAP- Museu de Arte Popular de Diadema  
  Kizomba  
  Macacagueto  
  Samba  
Matérias  
  Prefeitura de Diadema 'esconde' museu e artistas fazem protestos (ABCDmaior 26/27-05-15)  
  Fórum Municipal de Cultura Acumula saldo de 90 mil (Diário regional 14-07-15)  
  Divergências marcam audiência Pública de cultura em Diadema (Diário regional 15-07-15)  
  Movimentos Culturais cobram secretário em Diadema (ABCDmaior 16-07-15)  
Vídeos  
  Tribunas Livres (06-2015)  
  Audiência Pública (14-07-15)  
Cartas  
  Júlio Tavares (15-07-2015)  
  José Aparecido Krichinak (15-07-2015)  
  José Aparecido Krichinak (29-09-2015)  
  Rafael Marques(27-09-2015)